Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

Qual o formato do seu rosto, e qual melhor corte?

Como já sabemos, cada um possui características físicas peculiares que auxiliam inclusive a compor a nossa identidade. E qual o corte de cabelo ideal para nosso formato de rosto? É a pergunta que não quer calar... Um dos primeiros passos para saber definir o melhor corte de cabelo é conhecer o formato do seu rosto. Isso mesmo, observar se ele tem curvas, retas, entre outras formas. Se você não sabe, inicialmente olhe-se diante de um espelho, prenda seus cabelos para trás e veja seu rosto como um todo. E faça perguntas a você mesma... Em relação ao meu maxilar e a testa, qual deles se sobressae? Pareço ter mais espaço entre o meus olhos do que o canto exterior dos meus olhos e a linhas dos meus cabelos nas têmporas? E as minhas maças do rosto, são arrendondadas ou não? Fazendo todas essas perguntas você pode defnir o formato mais apropriado para seu rosto. Os formatos mais comuns são: 





Porém, não é o formato do rosto que ajuda a definir o corte, o importante é saber o que você quer passar com a imagem, o que você quer que os outros percebam em você. E a técnica que ajuda a analisar a personalidade quanto os traços faciais para encontrar o corte ideal se chama Visagismo. O método usa fundamentos das artes plásticas e consiste em embelezar ou transformar a face utilizando cosméticos, colorações e o corte do cabelo. O formato do rosto e de suas partes - além dos gestos, da postura e até da maneira de andar da pessoa - indicam o temperamento e a personalidade de cada uma.

(a) Triangular: sugere dinamismo e extroversão. Neste a mandíbula bastante evidente e a região da testa é estreita. As maças do rosto não são pronunciadas. Franjas diminuem esse aspecto criando mais área nessa região, suavizando em relação à mandíbula. Cortes com volume e movimento em comprimentos médios valorizam esse formato de rosto. 
Cortes ideais repicado por inteiro, com volume entre o queixo e o pescoço e as pontas voltadas para fora, franjas laterais ou com fios leves e repicados. Para os cortes com menos ponta e volume, o comprimento deve ser abaixo do ombro. Obverve abaixo algumas atrizes com o rosto com formato triangular.



(b) Redondo: transmite ar feminino, lúdico, delicadeza e suavidade. São ligados a mulheres meigas e frágeis. Esse tipo de rosto possui poucos ângulos. Cabelos com laterais mais retas, que cubram as maças do rosto, minimizam o aspecto arredondando, levemente perfilado na altura do lábio superior. Cria-se um efeito mais sutil e alonga a silhueta. Se optar a usar a franja, sempre em diagonal. Se forem retas evidenciam o formato arredondado. A largura do rosto oval corresponde a dois terços do seu comprimento. A testa é arredondada, assim como as linhas das maças do rosto e queixo. Franjas retas ou laterais são bem vindas, dando a impressão do rosto não ser tão longo. Para cabelos com mais movimento, camadas sutis criam irregularidades, proporcionam volume e suavizam esse aspecto arredondado. Cortes perfilados, a partir do queixo, criam leveza e suavizam o queixo, que pode ser levemente retraído. A base do corte pode ser mais reta.
Cortes ideais: a ousadia pode ser grande, porém, opte por deixar o rosto aparecendo, sem utilizar franjas na frente da face ou um repicado que deixe as pontas invadirem o rosto. Cortes repicados que garantem volume são perfeitos, sejam eles curtos, médios ou compridos. Veja abaixo algumas atrizes com o rosto redondo.




(c) e (d) Quadrado e retangular: Emite força e segurança. São ligados a mulheres determinadas e corajosas. Tem ângulos retos e maçãs do rosto salientes, de que descem até a mandíbula numa linha quase vertical. O rosto retangular é uma variação do rosto quadrado, um pouco mais longo. A curva da mandíbula se posiciona abaixo da linha dos lábios e o queixo possivelmente pronunciado. Cortes mais desestruturados, linhas assimétricas e um pouco mais de volume valorizam esses tipos de rosto. Cabelos curtos, em especial, se adequam muito bem a esse formato, por expor todas as linhas inclinadas (dinamismo).
Cortes ideais: chanel com franjas laterais, curto assimétrico, cabelos médios e longos com pontas desfiadas, para dar volume, e fio reto com a franja levemente desfiada. Veja abaixo algumas atrizes com o rosto quadrado.





Vale salientar que o corte deve ser escolhido de acordo com a necessidade de amenizar ou reforçar as suas características.

E aí meninas, vocês querem destacar o que no rosto de vocês? Bjos e até o próximo post.
 :-)


Fonte: Fotos (a), (b), (c) e (d): Mauricio Melo.
Fonte: Fotos das famosas: Startracks Photo


Ana Paula

2 comentários: